O Instituto IASE foi fundado na Espanha em 2011, pela psicóloga luso-brasileiro Marcelli Pereira Ferraz.

É o resultado da experiência acumulada em trabalhos psicossociais e terapêuticos realizados em vários países como a Colômbia, Brasil, Portugal, Paraguai, Argentina e Espanha.

No início, o Instituto IASE era constituído por duas áreas: a área clínica com o Registro Autónomo de Centros de Saúde da Comunidade Valenciana, número 18235, e a área de Formação.

Com o tempo o projeto expandiu-se, tornando-se um dos centros terapêuticos mais completos da Comunidade Valenciana e uma Escola de prestígio, especializada na formação de Terapeutas, Facilitadores de Grupos e Educadores.

Em 2019, Marcelli Pereira Ferraz, patenteou o Modelo de Terapia Psicoexpressiva, tornando-o um modelo inovador e exclusivo do Instituto IASE (Vale a pena mencionar que este modelo tinha sido ensinado 18 anos antes nos cursos ministrados pela fundadora do Instituto em várias universidades). Deste então os cursos são ministrados em espanha, e foram revistos e atualizados por Marcelli e sua equipe do Instituto IASE.

Por tudo isso vale ressaltar, que cada curso tem a sua especificidade  teórica e inovação metodológica, oriunda da pesquisa de uma autora que bebeu de várias fontes epistemológicas e que mergulhou de de corpo e alma para investigar aquilo que  experimentou ela própria viajando por escolas latino-americanas e europeias e conhecendo pessoalmente as grandes figuras do universo das terapias expressivas, artísticas, criativas e simbólicas.

ÁREAS DO INSTITUTO IASE

Centros de Terapia: Temos 2 clínicas; 1 em Valência e 1 en Castellón, onde trabalhamos com uma equipe de médicos, terapeutas e psicólogos, de uma forma interdisciplinar, oferecendo diferentes intervenções.

Escola Psicoexpresiva: Temos orgulho em ter formado mais de 11 mil estudantes em vários países de todo o mundo.

Editora IASE: Nos dedicamos à publicações especializadas em psicologia, educação e terapias psicoexpressivas.

Treinamento institucional: Criamos programas exclusivos sob encomenda para Instituições e Empresas. Temos a experiência de trabalhar com instituições como a Diputación de Castellón (Valência) ou a Associação  APROME Madrid.

Centro de Investigação em Terapia Psicoexpressiva: Temos um grupo de profissionais dedicados à investigação sobre o Modelo Psicoexpressivo.

Clínica Social: Um projeto de responsabilidade social do Instituto IASE, onde oferecemos apoio terapêutico gratuito a pessoas sem recursos econômicos, em colaboração com estudantes em estágios das mais prestigiadas universidades de Valência.

Temos atualmente uma rede de Terapeutas Psicoexpressivos em mais de 30 países e nestes anos formamos cerca de 10.000 estudantes, sendo premiados por quatro anos consecutivos com o “Selo de Excelência Emagister Cum Lauder” na categoria formação. 

A história do Modelo Psicoexpressivo e do Instituto IASE, é talvez a consequência de uma simples pergunta, pensada por uma garotinha de 9 anos, que nasceu num ambiente austero com dificuldades adaptativas e que encontrou sentido e destino no trabalho criativo.

Visão

Ser uma referência em Saúde Emocional, expandindo o nosso Modelo Psicoexpressivo para ser utilizado  em vários segmentos e com  distintas faixa-etárias. 

Missão

Promover o desenvolvimento emocional, psicológico e social com a finalidade de superar bloqueios emocionais tais como traumas, tristezas, crises, etc., através da criatividade e do trabalho artístico.

Finalidade

Ajudar as pessoas no seu desenvolvimento pessoal através de um modelo psicoterapêutico único, conseguindo a libertação do que as impede de ter uma vida mais plena, reforçando a sua criatividade e autenticidade.