MESTRADO UNIVERSITÁRIO TERAPIAS PSICOEXPRESSIVAS E ARTES TERAPÊUTICAS + CERTIFICAÇÃO DE TERAPEUTAS. Lisboa 2022

MESTRADO UNIVERSITÁRIO TERAPIAS PSICOEXPRESSIVAS E ARTES TERAPÊUTICAS + CERTIFICAÇÃO DE TERAPEUTAS. Lisboa 2022

Mestrado Universitário de Título Próprio com 60 Créditos ECTS. Estágio. Aula Presencial LISBOA – 2022. Docentes Internacionais. Inscrições Abertas.

Mestrado Universitário de Título Próprio

Depois de 10 anos sem realizar cursos presenciais em Portugal, o Instituto IASE volta a Lisboa com a Florida Universidad de Espanha e organiza para Julho de 2022 seu retorno à Lisboa, com um curso renovado, um Modelo de Terapia Patenteado e Docentes da Espanha, Brasil, Itália e Portugal.

Apresentamos  a 23ª  edição do

Mestrado Universitário de Título Próprio

TERAPIAS PSICOEXPRESSIVAS E ARTES TERAPÊUTICAS
+ ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL DE TERAPEUTA PSICOEXPRESSIVO (a),
VERÃO DE 2022 EM LISBOA – PORTUGAL.

 

QUE VOU APRENDER

Com o Instituto IASE você  aprenderá a trabalhar com 15 diferentes recursos do nosso Modelo de Terapia Psicoexpressiva, integrando-os no seu trabalho terapêutico, sócio-comunitário ou educativo, com grupos de diferentes idades.

Com este Mestrado semi presencial aprenderá as bases teóricas e práticas do Modelo Terapêutico Psicoexpressivo criado e patentado pela Psicóloga, Escritora e Terapeuta Expressiva Marcelli Pereira Ferraz.

Aprenderá os recursos, técnicas e atividades necessárias para um bom trabalho profissional e para a coordenação e desenvolvimento de oficinas, projetos e intervenções centrados nos recursos com que trabalhamos na nossa Escola, entre eles:

  • Recursos Psicocorporais e Dança-terapias: tudo nasce no corpo e no movimento.
  • Recursos Psicoplásticos e Terapias de Arte: a materialização do nosso mundo psíquico através da criação plástica.
  • Recursos Sonoros: som, percussão corporal e terapias musicais.
  • Recursos dramáticos: procedimentos teatrais aplicados ao processo terapêutico (teatro documental, Teatro do oprimido, Rasaboxe)
  • Recursos narrativos: fábulas, poemas e histórias em terapia.
  • Recursos digitais: cinema e videoterapias.
  • Recursos Audiovisuais: o digital ao serviço do universo terapêutico.
  • Recursos fotográficos: o álbum terapêutico e as fototerapias.
  • Recursos para brincar: terapia lúdica.
  • Areia como um recurso: jogo de areia.
  • Recursos multissensoriais.
  • Sombras e escuridão como recursos.
  • Recursos Naturais: a natureza como um recurso.
  • Recursos dos Sonhos: trabalhar com os sonhos.

DIPLOMA UNIVERSITÁRIO


TÍTULO PRÓPRIO UNIVERSITÁRIO (60 ECTS)

Emitido pela Florida Universitaria (Espanha) através do Convenio de Colaboração com Instituto IASE.

 

OBJETIVOS DO MESTRADO

1º OBJETIVOS PESSOAIS: Estimular o desenvolvimento pessoal, criativo e expressivo dos estudantes. Promover a sua espontaneidade, liberdade criativa, plasticidade emocional e a criação de laços afetivos saudáveis e seguros. No nosso modelo pedagógico damos prioridade ao desenvolvimento emocional e pessoal dos nossos alunos, por isso, durante o Mestrado, nossos alunos farão um trabalho de autoconhecimento, que irá enriquecer o seu desenvolvimento emocional e treino de competências interpessoais e terapêuticas.

 

2º OBJETIVOS TÉCNICOS: Promover uma formação técnica, transdisciplinar e integradora de terapias criativas e artísticas, ensinando aos nossos alunos as competências arteterapêuticas e as propriedades terapêuticas do trabalho artístico e psicoexpressivo.

 

3º OBJETIVOS DO TRABALHO: Preparar os nossos estudantes para trabalhar com grupos de diferentes idades (crianças, adolescentes, adultos e idosos), conceber projetos e coordenar workshops de arteterapia com diferentes propósitos, tais como educação expressiva, promoção do bem-estar, autoconhecimento, desenvolvimento criativo, aumento da eficácia dos grupos, melhoria da comunicação, desenvolvimento da inteligência emocional, desbloqueio criativo, apoio à aprendizagem, inclusão social, cooperação, participação cidadã, etc.

 

É uma formação  completa que irá agregar muito conhecimento no seu crescimento pessoal e profissional. 

 

1 Edição por ano em Lisboa.

Apenas 15 lugares por edição.

DATAS

De 04 a 16 de Julho de 2022. De segunda a sábado, de 10h às 17h

 

DURAÇÃO

Esta formação semi presencial tem um total de 600 horas, divididas em:

 

Aulas presenciais em LISBOA (aulas em Português): 2 semanas de aulas intensivas. Durante estas 2 semanas você irá experimentar o desenvolvimento pessoal e criativo dentro de um Grupo Terapêutico, conduzido por especialistas em vários recursos das artes terapêuticas, tudo isso em um  ambiente seguro e exclusivo que te permitirá crescer e experimentar com confiança. Durante estas 2 semanas iremos fornecer as bases teóricas e práticas necessárias para um bom trabalho profissional.

 

Aulas online: Durante 10 meses, os estudantes terão um calendário de encontros mensais ao vivo de 2 horas para aprofundar o desenvolvimento do conteúdo dos módulos

 

Reuniões virtuais: Estas reuniões servirão para apoiar e acompanhar o grupo, responder  perguntas, orientar o projeto de estágio e rever o conteúdo do estudo online

 

Diário Psicoexpressivo: 25 atividades psicoexpressivas semi-direcionadas (autoexplicativa) que estimulam o desbloqueio artístico, plasticidade emocional, empatia e análise da sua biografia.

 

Terapia Individual Online (em português): Está incluido nesta Formação 20 horas de terapia individual, online ou presencial em Valência. A terapia será realizada totalmente em Português. Para a Certificação Internacional o aluno ou aluna deve fazer um mínimo de 20 horas de terapia individual (online ou presencial) com os terapeutas da nossa Escola.

 

Tutoriais online (em português): Tutoria totalmente em Português, para supervisionar estudos de casos, responder  perguntas, apoiar e orientar os (as) estudantes em  seus projetos pessoais e outros.

 

Estudos Online (totalmente em Português): O ritmo de estudo é estabelecido pelo estudante de acordo com a sua disponibilidade. Estudará num espaço virtual interativo que tem todo o material necessário  e  compatível com qualquer dispositivo eletrônico (computadores, celulares, kindles e tablets). Material teórico e audiovisual, trabalho prático, avaliações e uma extensa bibliografia que pode consultar em qualquer momento,uma vez que o seu acesso ao campus virtual  nunca irá expirar.

 

Estágio com Grupos Reais: O estágio em Terapias Psicoexpressivas terá uma duração média de 150 horas e caracteriza-se por trabalhar com grupos num contexto real. O estudante pode optar por fazer o estágio numa das 400 entidades internacionais que temos convênio ou buscar alguma que lhe interesse.

 

Projeto Audiovisual Final: Para a conclusão do Mestrado o aluno ou aluna realizará um  projeto audiovisual (um vídeo criativo). Um trabalho criativo onde o  (a) estudante terá uma média de 50 horas para concluir todo o processo desde a pré-produção, produção até a  pós-produção. Esse material será o registro poético e criativo de toda a experiência vivida ao longo da sua formação.

 

Como você pode ver é uma formação muito completa que irá agregar muito conhecimento no seu crescimento pessoal e profissional. 

1 Edição por ano.

Apenas 15 lugares por edição.

O QUE ESTÁ INCLUÍDO NO PREÇO?

  • Mestrado Universitário de Título Próprio
  • 60 ECTS
  • Acesso vitalício ao Campus Virtual.
  • Tutoria Online Ilimitada.
  • 2 semanas de aula presencial em LISBOA.
  • 20 horas de Terapia Online Individual.
  • E-book GRÁTIS (ver livro).
  • Reuniões virtuais mensais para supervisão de casos com o criadora do Modelo Psicoexpressivo.
  • Aulas mensais virtuais ao vivo.
  • Trabalhar com 15 Recursos Psicoexpressivos.
  • Manual Digital com 350 atividades.
  • 150 horas de Prática/estágio com grupos reais.
  • Diploma Final Universitário.
  • Acreditação Internacional como Terapeuta Psicoexpressivo©.
  • Divulgação do seu perfil no nosso website: Sessão de Terapeutas Credenciados.

 

PUBLICAÇÃO  DE PROJETOS FINAIS DOS NOSSOS ALUNOS

Alguns projetos  serão publicados em e-books através do nosso Editoral IASE e pertencerão à Coleção Editorial: Projectos Psico-expressivos. Serão escolhidos pela Comissão de Ensino da Escola e serão divulgados nas nossas redes sociais e destacados através do nosso website.

 

PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS

Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau acadêmico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.

AULAS PRESENCIAIS EM LISBOA

OFICINAS  EXPERIMENTAIS

 

Durante as aulas presenciais em Lisboa, em 2022 o grupo vivenciará diferentes Oficinas Expressivas.

Este momento visa desenvolver uma maior sensibilidade, especialmente como forma de se tomar consciência da importância do trabalho pessoal. Oficinas experimentais de integração de trabalho com mais de 15 recursos expressivos, artísticos, criativos e naturais ou mediadores, entre eles:

  1. Recursos Dramáticos: técnicas teatrais (rasabox, arco íris do desejo)
  2. Recursos digitais: cinema e videoterapias.
  3. Recursos audiovisuais: o digital ao serviço do universo terapêutico.
  4. Recursos fotográficos e fototerapias.
  5. Recursos lúdicos e terapia do jogo
  6. Areia como um recurso e jogo de areia.
  7. Recursos multissensoriais.
  8. Recursos Narrativos e Histórias em Terapia.
  9. Recursos Psicocorporais e Terapia de Dança.
  10. Recursos Psicoplásticos e Terapias de Arte.
  11. Recursos Sonoros e Terapias Musicais.
  12. Sombras e Escuridão como Recursos.
  13. Os Recursos Naturais e a Natureza como um Recurso.
  14. Recursos oníricos:  trabalhar com os sonhos.

CONTEÚDO ONLINE

 

MÓDULO 1 – PSICOEXPRESSÃO E MODELO PSICOEXPRESIVO

MÓDULO 2 – EDUCAÇÃO EXPRESSIVA

MÓDULO 3 – ESTILO DE VINCULAÇÃO E A SUA IMPORTÂNCIA

MÓDULO 4 – HABILIDADES E RELAÇÃO TERAPÊUTICA

                         CÓDIGO DE ÉTICA

MÓDULO 5-   A METÁFORA TERAPÊUTICA

MÓDULO 6 – RECURSOS NARRATIVOS

MÓDULO  7 –  RECURSOS LÚDICOS

CAIXA DE AREIA

 MÓDULO 8 –  RECURSOS PSICOPLÁSTICOS

MÓDULO 10– RECURSOS DRAMÁTICOS

MÓDULO 11– RECURSOS PSICOCORPORAIS

MÓDULO 12- RECURSOS SONOROS

MÓDULO 13- RECURSOS AUDIOVISUAIS

MÓDULO 14- PROJETO DE ESTÁGIO

MÓDULO 15 – PROJETO FINAL DO MESTRADO

EXAMES (Provas)

O Projeto Final consiste em uma monografia com bases teóricas, justificativa, objetivo, conclusão. sobre a prática do estágio que será desenvolvida.

No final deste Mestrado o nosso aluno estará preparado para trabalhar em diferentes áreas, como por exemplo:

 

  1. Educação e psicoeducação: Centros de educação formal e informal, escolas públicas e privadas, ensino primário e secundário, educação especial  e espaços de arte educativa. 

 

  1. Diversidade funcional e inclusão: ações de sensibilização sobre diversidade funcional, melhoria da qualidade de vida, empoderamento em  nível pessoal, interpessoal, comunitário e social. 

 

  1. Hospital e cuidados de saúde: organizações de saúde, centros especializados para a diversidade funcional, centros de apoio psicossocial, lares e residenciais terapêuticas, hospitais, centros de dia, centros ocupacionais.

 

  1. Social e comunitário: Projetos comunitários, bairros em situação de vulnerabilidade social, ONG, centros penitenciários, centros de dia, centros para menores, centros de refugiados, instituições que trabalham em situações de catástrofes naturais, e crises sociais.

 

  1. Clínica e psicoterapêutica: com este Mestrado apenas psicólogos e médicos  poderão realizar cuidados ao paciente e intervenções clínicas tais como as relacionadas com o tratamento de transtornos emocionais, transtorno de personalidade, transtornos alimentares, de humor e outros problemas clínicos.

 

  1. Trabalho com famílias e casais: utilização da arte para trabalhar com grupos de famílias em cuidados terapêuticos ou sócio-educativos.

 

  1. Mediação artística e prevenção psicossocial: utilização da arte como instrumento de aprendizagem, comunicação, resolução de conflitos internos, conflitos sociais, trabalho com pessoas vitimizadas (violência de qualquer natureza)  ou prevenção comunitária.

 

  1. Empresas e RH: centros de formação, formação de equipes, empresas, organizações internacionais e RH.

INVESTIMENTO

 

ÚNICO PAGAMENTO DE : 1800 euros

 

Possibilidade de financiamento:

22 mensalidades

10 mensalidades

6 mensalidades

 

 

PERFIL DO ESTUDANTE

Esta formação foi concebida para pessoas interessadas em complementar a sua formação acadêmica, ampliar e melhorar as suas oportunidades profissionais e entrar no mercado de trabalho das terapêuticas expressivas e criativas. Pessoas com iniciativa e capacidade empreendedora, capazes de sustentar um processo de grupo terapêutico. Procuramos profissionais e/ou estudantes em áreas do conhecimento tais como humanidades, educação, saúde, psicologia, medicina, psiquiatria, enfermagem, educação social, reabilitação, educação artística, recursos humanos, direito, trabalho social, artes e/ou áreas afins.

NÃO é necessário ter formação prévia.

REQUISITOS PARA ESTUDAR ESTE MESTRADO

A Parte Online pode ser feita tanto em espanhol como em português.

Ter interesse, disponibilidade, capacidade de organização, dedicação e vontade de aprender.

Ter um computador com um mínimo de 1 GB de RAM, com um serviço de Internet com ligação de qualidade, acesso e velocidade a um destes navegadores: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Safari.

Ter uma câmara ou celular com fone de ouvido e microfone para gravação de vídeo e/ou tutoriais online (em alguns casos).

O MESTRADO EM NÚMEROS

20 anos de existência.

Formação presencial oferecida em 2 países.

Mais de 3 mil estudantes formados.

13 professores internacionais especializados.

Mais de 6 livros publicados.

97% das avaliações positivas.

400 entidades acordadas para estágios em todo o mundo.

 

INFORMAÇÃO

Para receber informação mais detalhada fale com a gente por:

E-mail: cursosportugues@institutoiase.org

WhatsApp: +34 671 464 508

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de admissão consiste em :

Análise do dossiê do candidato + carta de admissão
Entrevista de admissão

 

GRUPO

Apenas 15 lugares disponíveis por edição.

 

 

DIPLOMA UNIVERSITÁRIO


TÍTULO PRÓPRIO UNIVERSITÁRIO (60 ECTS)

Emitido pela Florida Universitaria (Espanha) a traves do Convenio de Colaboração Formativa com Instituto IASE.

 

RESERVE O SEU LUGAR!

CONTATO

    TÍTULO PRÓPRIO UNIVERSITÁRIO (60 ECTS)

    Diploma Internacional emitido pela Florida Universitária (Espanha) através do Convênio de Colaboração com Instituto IASE.

    PEDIR INFORMAÇÃO

    E-mail: cursosportugues@institutoiase.org

    WhatsApp: +34 671 464 508

    Curso avaliado por:  

     

    NÚMERO DE VAGAS

    Para garantir mais segurança e confidencialidade só disponibilizamos  15 vagas por edição.

    Já completamos 40% das vagas

    Caraterísticas

    •  E-book GRÁTIS (ver livro).
    • Acesso vitalício ao Campus.Tutoriais Online Ilimitados.
    • Reuniões virtuais mensais para supervisão de casos com a criadora do Modelo Psicoexpressivo.
    • Aulas virtuais ao vivo.
    • Trabalhar com 15 Recursos Psicoexpressivos.
    • Prática/estágio com grupos reais.
    • Manual com 350 atividades.

     

    O MESTRADO EM NÚMEROS 

    • 97% das avaliações positivas.
    • + Mais de 5 mil estudantes já formados em todo o mundo.
    MESTRADO ARTETERAPIA
    MESTRADO ARTETERAPIA
    MESTRADO ARTETERAPIA