Minha história

Um poco sobre mim

Nascí no Brasil. Durante 10 anos viví e trabalhei em Lisboa (Portugal),  e atualmente vivo na Espanha, onde sou diretora do Instituto IASE Espanha.

O meu contato com o mundo da Psicologia foi marcado desde muito jovem, quando fui diagnosticada com hiperatividade e transtorno de défict de atenção aos 9 anos de idade. E o meu contato com o mundo da Arteterapia foi marcado pela intuição da minha mãe, que, sendo artista plástica, decidiu procurar uma intervenção terapêutica que utilizasse a arte como instrumento.

Isto determinou sem dúvida as minhas motivações. Desde os meus 9 anos de idade era claro que queria estudar psicologia e estava entusiasmada por saber o que se passava no cérebro humano quando fazia arte.

Motivada por este tema, aos 14 anos de idade inscrevi-me num curso na Universidade Estácio de Sá, chamado "Análise do desenho infantil a partir de uma perspectiva junguiana". Lembro-me que os meus colegas de turma me perguntaram se eu acompanhava a minha mãe e eu respondi: "Não, sou jovem mas querio ser psicóloga e não vou esperar até aos 17 anos para começar a estudar", lembro-me também de ouvir algumas gargalhadas.

Já formada em Psicologia, comecei a estudar vários cursos relacionados como Terapias Expressivas, Terapia de Família, Terapia de Casais, Terapia de Arte, Teatro de Fórum, Mediação Artística, Musicoterapia, Biodança, Psicoterapia de Grupo, Psicodrama, entre outros.

Com 23 anos, fui convidada a coordenar um projeto das Nações Unidas (ONU) financiado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) chamado "ARTE-EDUCA Program of Attention to children in situations of sexual violence through Art". 

Ali aprendi em primeira mão a dura realidade do tráfico humano internacional, conheci o melhor e o pior do ser humano e foi nesse inferno sem esperança que testemunhei como a Arte, o trabalho artístico e a criatividade, iluminaram o caminho em situações muito difíceis. Vi como os seus efeitos curativos e calmantes conseguiram apaziguar os efeitos da hostilidade e trauma a que as crianças vítimas tinham sido expostas.

Nos quatro anos em que trabalhei com famílias em situação ou que haviam sido vítimadas pela violência sexual, foi o teatro, a pintura, a dança e a música que nos ajudaram a respirar todos os dias face a tanta dor; essas expressões foram a proposta, a resposta, o lazer e a salvação.

Nos anos seguintes, trabalhei e estudei em vários países como a Colômbia, Paraguai e Argentina.

Aos 26 anos migrei para Portugal, onde fiz um Mestrado Oficial em Antropologia e Transnacionalidade, em Lisboa.

Durante os anos que vivi em Portugal me reconectei com as minhas origens portuguesas, e trabalhei com grandes profissionais na área das Terapias Expressivas.

Criei e coordenei a 1ª Pós-Graduação em Terapias Expressivas em Portugal, na Universidade ISLA em Lisboa.

Organizei o 1º Congresso Internacional de Terapias Expressivas e participei como co-autora de quatro livros, onde já se distinguia o grande "quebra-cabeças" do que viria a ser o Modelo de Terapia Psicoexpressiva que patenteei anos mais tarde em Espanha.

Em 2009 publiquei o meu primeiro livro, onde falo sobre a utilização de múltiplos recursos expressivos, e em 2011 mudei-me para Valência, onde iniciei o meu doutoramento em Educação e fundei o Instituto IASE.

Atualmente sou o Diretora do Instituto IASE, ensino na Escola Psicoexpressiva e dedico uma grande parte do meu tempo à minha grande paixão: a investigação.

Sou apaixonadq pelo meu trabalho e tenho a sorte de colaborar diariamente com uma equipe apaixonada, de poder formar estudantes de várias partes do mundo e de poder ajudar na transformação das pessoas.

 

Livros publicados:

Terapias Expressivas Integras (Em Português), 2009. Vol I. Autora e coordenadora da colecção "Expressão em Terapia" Editora Tuttyrév Portugal. 

Expressive Education (Em português), um novo paradigma educacional, 2011. Vol II.

Intervenção Expressiva na Comunidade, (Em português). Vol III. Ver Livro

Saúde na Expressão (Em português). Vol IV. 

Arteterapia, Testimonio visual de una pandemia (Em espanhol). Editora Saralejandria. Espanha. 2020. 

Pedagogia Psicoexpressiva (Em espanhol), Editora IASE. Espanha. 2021. 

 

My Education

  • Universidad de Lisboa

    Psicóloga Licenciada

  • Universidad de Lisboa

    Terapeuta Psicoexpresiva, Terapeuta de Pareja y Mediadora Familiar

  • Universidad de Lisboa

    Master en Antropología Social

  • Miembro de

    Asociación de Terapeutas de Familia de la Comunitat Valenciana ATFCV

  • Miembro de

    Red de Psicoterapia Colegial Europea

  • Miembro de

    Centre d’Etude de l’Expression – Paris , Hospitalier Sainte – Anne de la Université Paris

  • Creadora e Investigadora

    Modelo Psicoexpresivo Humanista, patentado bajo el numero 20170423

  • Facilitadora

    de Grupos terapéuticos, acompañamiento individual y actualmente en permanente formación

certificate_text

Meus livros

Mestrado Europeu Online Contos e Fábulas Terapêuticas e Psicoeducativas